Topo

Inter recebe a Chape em jogo com 'climão' após vice da Copa do Brasil

Clube gaúcho precisa encarar a torcida e clima de frustração após perder título em casa - Jeferson Guareze/AGIF
Clube gaúcho precisa encarar a torcida e clima de frustração após perder título em casa Imagem: Jeferson Guareze/AGIF

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/09/2019 19h00

O Internacional entra em campo, pela primeira depois de perder o título da Copa do Brasil, neste domingo (22) e novamente no Beira-Rio. A partida diante da Chapecoense, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro marca o reencontro do time com a torcida e gera apreensão pela reação do público diante da equipe. Também há temor em relação a Odair Hellmann.

Inter e Chape se enfrentam às 11h (de Brasília), em Porto Alegre.

A direção do clube gaúcho liberou a entrada de sócios, ato raro, em busca de apoio incondicional para superar a frustração da derrota contra o Athletico e perda do título. O problema é que a adesão dos colorados não foi como o esperado e a procura tem sido baixa.

Mais do que isso. Nas redes sociais, os colorados alimentam uma mágoa em relação ao desempenho do time na final. O abatimento com doses de decepção geram temor em parte da diretoria. O receio é que esse sentimento ultrapasse a linha tênue e se torne em pressão desmedida. Prejudicando o time em campo.

Depois da segunda derrota para o Athletico (1 a 0 em Curitiba e 2 a 1 em Porto Alegre), o Beira-Rio foi palco de atos de vandalismo por parte de alguns torcedores. O Inter já informou que os prejuízos foram mínimos, mas isto na estrutura física. A imagem do estádio com foco de incêndio, corre-corre e briga generalizada rodou o país e marcou a psique do torcedor.

Nenhum temor é maior, no entanto, do que aquele envolvendo Odair Hellmann. O treinador tem sido alvo de duras críticas depois dos jogos decisivos com a equipe paranaense. Um tropeço, empate ou derrota em casa, dará margem para contestação ainda maior e até princípio de movimento buscando troca no comando. A diretoria respalda o trabalho e descarta demissão.

Hellmann está à frente do Inter desde as últimas três rodadas da Série B do Brasileirão, em 2017, e sempre conviveu com críticas pontuais. A excelente campanha no Campeonato Brasileiro do ano passado deu grande fôlego ao treinador, que na atual temporada conseguiu bom desempenho aliado aos resultados que conduziram o time à decisão da Copa do Brasil e quartas de final da Libertadores.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X CHAPECOENSE

Data e hora: 22/09/2019 (domingo), às 11h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Diego Pombo (BA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Jucimar dos Santos Dias (BA)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Cuesta e Uendel; Rodrigo Lindoso, Edenilson, Patrick, Nico López e Wellington Silva (Rafael Sobis); Paolo Guerrero
Técnico: Odair Hellmann

CHAPECOENSE: Tiepo; Eduardo, Gum, Rafael Pereira e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos e Camilo; Renato, Everaldo e Arthur Gomes
Técnico: Marquinhos Santos