Topo

Fla quebrou série de 21 jogos invictos e iniciou queda do Cruzeiro em 2019

Cruzeiro voava na temporada quando enfrentou o Flamengo e caiu por 3 a 1 no Maracanã - Thiago Ribeiro/AGIF
Cruzeiro voava na temporada quando enfrentou o Flamengo e caiu por 3 a 1 no Maracanã Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

21/09/2019 04h00

A rodada que abre o returno do Campeonato Brasileiro reserva um clássico nacional, na tarde de hoje. Cruzeiro e Flamengo entram em campo, às 17h, e brigam por objetivos distintos no Mineirão. Na zona de rebaixamento, o time celeste tentará frear o embalo do atual líder e devolver a experiência amarga que viveu no início do campeonato.

Apontado como favorito a qualquer torneio que disputasse, o Cruzeiro perdeu sua invencibilidade de 21 jogos no ano (22 no total) justamente para o Flamengo, no início do Brasileirão, e viu iniciar uma série de resultados irregulares e que hoje contribuem para o péssimo momento da Raposa na temporada.

No final de abril, o Cruzeiro era visto como time a ser batido. Dias antes de começar o Campeonato Brasileiro, a equipe, ainda comandada por Mano Menezes, voava na temporada. A Raposa havia sido campeã mineira e era a única com 100% de aproveitamento na Libertadores. Além disso, nenhum outro clube da primeira divisão batia seus 84,1% de rendimento em todos os compromissos até então. Por também ter reforçado sua equipe para brigar por títulos, o Flamengo foi tratado como adversário à altura para medir a força celeste, e deu provas do seu poderio ao vencer por 3 a 1 no Maracanã. Pedro Rocha abriu o placar, mas Bruno Henrique, duas vezes, e Gabigol viraram para o Rubro-Negro.

Desde aquela derrota, o Cruzeiro passou a viver outra realidade. As vitórias no Brasileirão, quando vieram, foram apertadas e sem jogar tão bem. Na Libertadores, fechou a fase de grupos com uma derrota em casa para o Emelec, algo que não acontecia desde 1997. Aos trancos e barrancos, o time de Mano avançou na Copa do Brasil, mas agradeceu pela chegada da Copa América, momento em que já se encontrava há nove jogos sem um triunfo.

Ao mesmo tempo que convivia com a má fase, a diretoria ainda precisava lidar com as denúncias sobre suspeitas de irregularidades dentro do clube. No segundo semestre, a classificação sobre o rival Atlético-MG, na Copa do Brasil, deu um novo suspiro à equipe, mas a eliminação para o River Plate, na Libertadores, caiu como um novo balde de água fria. Os resultados ruins continuaram também nas outras competições, e Mano acabou sendo demitido.

A derrota para o Flamengo não acarretou diretamente a queda drástica que o Cruzeiro apresentou nos compromissos seguintes. Mas o jogo no Maracanã simbolizou o choque de realidade que o clube mineiro passou a conviver a partir dali, pegando equipes de nível técnico bem superior à maioria dos adversários do Estadual ou da fase de grupos da Libertadores, além de lidar com lesões de atletas importantes, baixo desempenho dos seus pilares e a forte crise institucional que se arrasta até hoje. Prova disso é que a Raposa nunca mais voltou a apresentar um futebol convincente como aquele até a derrota para o Fla. Desde então, o clube fez outros 27 jogos, vencendo cinco, empatando nove e perdendo 13.

Para a partida de hoje às tarde, Rogério Ceni quer ver seus comandados com a mesma postura mostrada diante do Palmeiras. Apesar da derrota na última rodada, o treinador disse ter visto uma equipe competitiva, algo que faltou nos jogos anteriores. Para tentar ganhar o gás que o time precisa, a diretoria aderiu à campanha da torcida e disponibilizou ingressos de R$ 10 para o compromisso, garantindo pelo menos 35 mil no Mineirão. Restará agora saber se comandante e jogadores conseguirão bater de frente com o líder e fazer o Flamengo provar do mesmo veneno que aplicou nos mineiros há cinco meses.

CRUZEIRO x FLAMENGO

Motivo: 20ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 21/09/2019, às 17h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Neuza Ines Back (SP)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)

CRUZEIRO: Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno (Dedé) e Rafael Santos (Egídio); Henrique, Éderson; Thiago Neves (Marquinhos Gabriel); Pedro Rocha, David; Fred. Técnico: Rogério Ceni.

FLAMENGO: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Piris da Motta (Berrío), Willian Arão e Gerson; Arascaeta, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Jesus.