Topo

OPINIÃO

"Vergonha completa". Blogueiros analisam convocação de Tite para amistosos

Do UOL, em Santos (SP)

20/09/2019 14h57

O técnico Tite convocou hoje (20) a seleção brasileira para os amistosos contra Senegal e Nigéria, marcados para os dias 10 e 13 de outubro, respectivamente, em Cingapura. A maior novidade da lista foi a convocação de Gabigol, do Flamengo, artilheiro do Campeonato Brasileiro.

Além do atacante, o treinador também chamou o zagueiro Rodrigo Caio, do Flamengo, e outros cinco jogadores que atuam no futebol brasileiro: Weverton, goleiro do Palmeiras, Santos, goleiro campeão da Copa do Brasil pelo Athletico-PR, Daniel Alves, do São Paulo, e a dupla Everton e Matheus Henrique, do Grêmio.

E você, o que achou da lista? Fizemos essa pergunta aos blogueiros do UOL Esporte. Veja o que eles disseram:

ANDRÉ ROCHA

Convocação protocolar, mas polêmica. Porque são amistosos insignificantes demais para desfalcar os clubes brasileiros, que, por outro lado, merecem esse golpe por não peitarem a CBF para que ela faça o óbvio: reduzir estaduais e parar o calendário nas datas FIFA.

Sobre a lista em si, Renan Lodi e Matheus Henrique são boas novas.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Tite é pago pra montar aquele time que entende como o melhor pro Brasil. E a lista, com Gabriel e Renan Lodi me agradou. Matheus Henrique e Santos também merecem. Gostei. Se bem que pra enfrentar Nigéria e Senegal, em Cingapura, poderia botar a sub-17 e não desfalcar times num momento decisivo de um Brasileiro legal como há muito não se via. Mas aí, tem que brigar com CBF, federações e clubes que acertam calendário

Leia o blog Lei em Campo.

BOLÍVIA

Tite dessa vez buscou mais atletas jovens e que jogam no Brasil. Rodrigo Caio, Gabigol, Matheusinho, Santos e o Lodi, que foi negociado há pouco, mereceram. Talvez tenha faltado o Bruno Guimarães, mas o técnico preferiu chamar o volante do Grêmio. Gostei da convocação.

Leia o blog do Bolívia.

JUCA KFOURI

O que eu achei da convocação do Tite?

Achei que a CBF quer esculhambar o Brasileirão.

E que aqueles torcedores rubro-negros que pediram ao treinador, no Maracanã, para convocar o Gabigol devem ser expulsos da Nação por traição.

Leia o blog do Juca.

JULIO GOMES

Os palmeirenses não curtem muito o Tite. Um treinador que está na história do Corinthians, que não chama o Dudu para a seleção, que "só convoca os corintianos e a turma da panelinha dele".

Se eu fosse palmeirense, eu mandaria erguer uma estátua para o Tite.

Um ano atrás, em plena semifinal de Copa do Brasil, ele convoca jogador do Cruzeiro, do Flamengo e do Corinthians, mas não do Palmeiras.

Na Copa América? Deixa o Dudu em casa, sem risco de lesão, treinando.

E agora, a cereja do bolo. Em plena reta final do Campeonato Brasileiro, que não conquista desde 2009, o Flamengo ficará desfalcado de Gabriel e Rodrigo Caio, jogadores importantíssimos, devidos aos possantes amistosos contra Nigéria e Senegal, em Cingapura.

É uma vergonha completa.

Porque, para o Athletico-PR, ter Santos convocado é bom, valoriza jogador e clube. Até para o Grêmio, que já não disputa Brasileiro, é OK ter Everton e Matheus Henrique convocados.

Mas chamar dois jogadores cruciais do Flamengo é uma vergonha, é um incrível desdém com o clube e com o campeonato, que "pertence" à própria CBF.

Ah, verdade, ele chamou o Weverton. Puxa. O Mano Menezes vai até perder o sono por isso.

Em tempo, os dois jogadores do Flamengo merecem ser convocados, e Tite poderia até falar isso na coletiva. Anunciar que "estariam" e que provavelmente estarão nas próximas. Todo mundo ia ficar contente e já estaria de bom tamanho.

Leia o blog do Julio Gomes.

MARCEL RIZZO

Boa convocação. Inclusive entendo porque Bruno Guimarães está indo para a olímpica, ele deve ser o principal nome desse time no Pré-Olímpico, faz mais sentido agora trabalhar com esse time sub-23. Gabriel Barbosa já merecia chance há algum tempo, boa surpresa o Matheusinho, que vem jogando muito também pelo Grêmio.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO BETING

Boa convocação de Tite. Trocaria apenas 3 nomes - só pra não prejudicar as equipes com mais de um chamado. Douglas do Bahia x Santos; Gustavo Henrique x Rodrigo Caio; Bruno Guimarães x Matheus Henrique.

Leia o blog do Mauro Beting.

MAURO CEZAR

Convocação da seleção brasileira. Honestamente, qual torcedor está preocupado com isso, exceto pelo fato de desfalcar equipes em meio ao período mais decisivo da temporada?

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Tite trouxe grandes novidades para a seleção brasileira. Jogadores que mereciam bastante foram chamados.

A maior obviedade é Gabigol. O artilheiro do ano passado. O artilheiro de 2019. Um grande definidor, capaz de jogar centralizado e também pelos lados do campo. Teve problemas de comportamento, é chato, briguento, mas tem apenas 23 anos.

Era pedra cantada.

Santos no gol é total reconhecimento ao jogador que tem sido fundamental no Furacão. Renan Lodi, também revelado pelo Furacão, já deveria ter sido chamado. Chega agora, que está no Atlético de Madri.

Rodrigo Caio é muito querido por Tite, desde a seleção olímpica. Esteve na lista suplementar da última Copa. Está jogando muito no Flamengo. E, antes dele, estava Samir, who?

Matheus Henrique é um tipo de jogador importantíssimo no futebol de hoje: o volante que sabe jogar. Desarma, passa e avança. Tipo Artur.

Injustificável é a convocação de dois jogadores do Flamengo e de dois do Grêmio, atrapalhando os dois no Campeonato Brasileiro.

Um absurdo.

Leia o blog do Menon.

MILTON NEVES

A Sele-Sono do Tite? Nota 4,27 e sacanagem com Grêmio, Flamengo e outros times. Para essas peladas em Cingapura deviam mandar uma seleção de Novos qualquer ou o Bangu. Chega de Tite Mala!

Leia o blog do Milton Neves.

PERRONE

Não reclamo da presença e nem da ausência de alguém. Justíssimas as convocações de Santos, que tem muito potencial para ser efetivamente goleiro de seleção, e Gabigol, pela fase excelente. Renan Lodi é um teste interessante. Tite aproveita bem o momento de experimentar. E faz isso sem desmontar a base de seu time.

Leia o blog do Perrone.

PVC

Tite convocou dois do Flamengo e isso atrapalha a o líder do Brasileiro. Problema de sempre, enquanto não forem respeitadas as datas Fifa. De resto, necessária a convocação de Gabriel e justas as chamadas de Matheus Henrique e Santos. O resto é a convocação de sempre. É a sequência. Seleção é continuidade.

Leia o blog do PVC.

RENATO MAURÍCIO PRADO

Em pleno Campeonato Brasileiro, não faz o menor sentido convocar jogadores que atuam aqui para disputar dois amistosos absolutamente sem importância, do outro lado do mundo, contra seleções insignificantes como Senegal e Nigéria. E dessa vez não teve nem o pudor de chamar somente um por clube. Tirou logo dois de Flamengo e Grêmio, que estão envolvidos numa semifinal de Libertadores - o segundo jogo será logo após os ridículos caça-níqueis. Tite já deu o que tinha que dar na seleção. Virou refém do Neymar e do pai dele e um treinador perdido e completamente desprovido de bom senso.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do informado, Brasil enfrentará Nigéria e Senegal, em Cingapura.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL