Topo

Convocações de Tite geram irritação no Flamengo, mas clube adota silêncio

Convocação de Gabigol e Rodrigo Caio não foram bem digeridas no Flamengo - Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo
Convocação de Gabigol e Rodrigo Caio não foram bem digeridas no Flamengo Imagem: Alexandre Vidal / Site oficial do Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/09/2019 18h42

A "lei do silêncio" foi adotada no Flamengo tão logo o técnico Tite convocou o zagueiro Rodrigo Caio e o atacante Gabigol para dois amistosos da seleção brasileira, compromissos que podem tirar a dupla rubro-negra de até três jogos do Brasileiro. Outros quatro clubes tiveram atletas listados. O clube rubro-negro e o Grêmio aparecem na relação com dois nomes.

Apesar de nenhum integrante da cúpula se manifestar publicamente, fato é que os desfalques geraram enorme desconforto e irritação na comissão técnica e na direção do futebol, que não esperavam tamanho prejuízo.

Questionado sobre as baixas, o técnico gaúcho tentou justificar as baixas impostas ao líder da principal competição do futebol brasileiro, mencionando dificuldades entre conciliar os interesses de seleção, clubes e atletas.

"É desafiador ter bom senso. Eu procuro olhar os diferentes lados das situações para que todos possam ganhar. Nesse momento está a Seleção, clubes e atletas. O presidente Landim nos conhece muito bem, conhece o trabalho e nos acompanha. Sabe o quanto que a gente tem de cuidado quanto isso. Conciliar todos fatores é impossível. Eu vi manifestação do Gabriel de quanto teria de orgulho estar na seleção".

A insatisfação da diretoria e da torcida não são compartilhadas pelos jogadores chamados, é claro. De volta à seleção, o zagueiro Rodrigo Caio festejou muito a oportunidade de encarar Nigéria e Senegal, em Cingapura.

"Nunca escondi de ninguém que um dos meus objetivos era voltar para a Seleção Brasileira. É sempre uma honra representar o nosso país e fico feliz em ser chamado novamente", disse.

Arrascaeta também fora

Como se não bastasse a baixa do zagueiro e do artilheiro, o Flamengo teve confirmado também o desfalque de Arrascaeta, chamado para os amistosos do Uruguai contra o Peru. O uruguaio, no entanto, tem mais chances de jogar contra o Fortaleza, já que a Celeste fará os jogos em Montevidéu e Lima.

E ainda tem Reinier no Mundial

Convocado pelo técnico Guilherme Dalla Déa para a Copa do Mundo Sub-17, o jovem Reinier também virou uma baixa e preocupa o Flamengo. Com sua ida para o Mundial, o meia pode ser desfalque por nada menos que 10 jogos. O jogador já integra o elenco profissional e é uma alternativa para Jorge Jesus, que já elogiou publicamente seu futebol.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto informou incorretamente que, entre clubes nacionais, apenas o Flamengo tinha dois jogadores na lista de Tite: Rodrigo Caio e Gabriel Barbosa. Na verdade, o Grêmio também contou com dois convocados: Matheus Henrique e Everton. A informação foi corrigida.