Topo

Brasileirão - 2019

OPINIÃO

Líder do turno, Flamengo é favorito ao título brasileiro? Blogueiros opinam

Jogadores do Flamengo comemoram gol da vitória sobre o Santos - Alexandre Vidal & Paula Reis / Flamengo
Jogadores do Flamengo comemoram gol da vitória sobre o Santos Imagem: Alexandre Vidal & Paula Reis / Flamengo

Do UOL, em Santos (SP)

16/09/2019 13h06

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no último sábado (14), no Maracanã, o Flamengo encerrou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na liderança da tabela, com 42 pontos, três a mais que o vice-líder Palmeiras e cinco a mais que os santistas.

Passadas 19 rodadas da competição... O time carioca é o favorito a conquistar o título nacional de 2019? Veja o que os blogueiros do UOL Esporte pensam:

ANDRÉ ROCHA

Flamengo é o favorito natural pelo que vem jogando. Mas podemos ter um outro campeão, ou o mesmo do ano passado e de 2016. E vice em 2017. O Palmeiras adquiriu cultura de pontos corridos e Dudu é o grande símbolo dessa trajetória.

Se conseguir manter-se próximo até outubro pode tomar a liderança em um dos fins de semana antes do Fla jogar a vida na Libertadores contra o Grêmio.

E ainda tem o confronto direto em SP. O returno com jogos quarta e domingo será uma prova de resistência e estar focado só na competição pode ser uma grande vantagem.

Leia o blog do André Rocha.

ANDREI KAMPFF

Flamengo tem tido a combinação perfeita: resultado e desempenho. Um time que encontrou uma variação ofensiva rara, sabendo se proteger defensivamente. É favorito. Mas tem Libertadores, e pode perder foco. Palmeiras crescendo, jogo coletivo do Santos e Inter depois da Copa do Brasil, são adversários fortes.

Leia o blog Lei em Campo.

BENJA

No futebol em três rodadas tudo pode mudar, mas pelo time que tem, pela forma como está jogando, com a torcida lotando até se o Flamengo for jogar em Marte, e mesmo achando que o Palmeiras vai brigar cabeça a cabeça, mas hoje o favorito é o time do Jesus!

Leia o blog do Benja.

BOLÍVIA

Claro que, pelo que vem jogando, o Flamengo é o grande favorito ao título. Tem um time acertado, equilibrado em todos os setores, que toma poucos gols e faz muitos. Mas em um turno pode acontecer muita coisa. No começo do campeonato, o Palmeiras foi apontado como virtual campeão por muita gente. Se o Flamengo segurar a euforia e continuar focado, tem tudo para ser campeão após 10 anos.

Leia o blog do Bolívia.

JUCA KFOURI

O Flamengo tornou-se favorito a partir do momento em que, com tão pouco tempo, Jorge Jesus fez o time jogar de acordo com os talentos decisivos que tem. A diferença de futebol para os outros é tão grande que só um acidente desses que acontecem no futebol impedirá o sétimo título rubro-negro. E apenas o Palmeiras poderá impedir. Mas não acredito mais, como quando o campeonato começou.

Leia o blog do Juca.

MARCEL RIZZO

Sim. Talvez o principal legado de Jorge Jesus para o futebol brasileiro vai ser mostrar que não é preciso poupar atletas no Brasileiro para chegar em torneios como Libertadores. A ver se ele mantém isso quando a semifinal com o Grêmio chegar. Se colocar time completo no Brasileiro é o favorito — o Palmeiras deve passar por uma adaptação com Mano Menezes nas próximas rodadas.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

MAURO BETING

Flamengo é o favorito como era o Palmeiras até a Copa América. E tem bola e elenco para ganhar também a Libertadores - que é mais difícil.

Leia o blog do Mauro Beting.

MAURO CEZAR

Sim, em menos de três meses Jorge Jesus aprimorou o time, que ainda tem o que melhorar.

Leia o blog do Mauro Cezar.

MENON

Sim, o Flamengo é favorito ao título. E continuaria sendo, mesmo que não liderasse ao fim do primeiro turno. É um favoritismo baseado no futebol apresentado, eficiente e baseado em posicionamento ofensivo. É um favoritismo que correrá riscos no final do campeonato, caso a vantagem não seja aumentada. Com três e cinco pontos sobre Palmeiras e Santos, respectivamente, enfrentará os rivais fora de casa.

Leia o blog do Menon.

PERRONE

Em minha opinião, é favorito porque está jogando muito melhor que os principais concorrentes. Mas, há muito campeonato pela frente e é difícil pra todos os times manter alto nível por um turno inteiro. A competição está aberta. Porém, só vejo Palmeiras e Santos com potencial para brigar pelo título com o Flamengo.

Leia o blog do Perrone.

PVC

O Flamengo é favorito. Se o Flamengo não oscilar, ganhará o campeonato. A pergunta é se conseguirá sustentar o nível atual, depois da maratona de 4 meses e meio do primeiro turno, numa corrida de cem metros que será o returno, disputado em dois meses e meio.

Leia o blog do PVC.

RODRIGO MATTOS

O Flamengo tornou-se o favorito ao Brasileiro mais pela bola que está jogando do que pela distância na tabela. O time venceu seus dois principais adversários pelo título Palmeiras e Santos com autoridade. Desde a chegada de Jorge Jesus, o time tem imposto seu estilo ofensivo e melhorou a consistência da sua defesa. A diferença na tabela do time rubro-negro para o Palmeiras é, hoje, de duas rodadas por conta do maior número de vitórias e saldo de gols. É uma distância reversível em 19 rodadas, mas, para isso, o time alviverde terá de manter a boa fase atual e torcer por uma oscilação rubro-negra.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.