Topo

Botafogo

Valencia volta a ter chance no Botafogo e pode virar opção para Barroca

Valencia entrou no segundo tempo no duelo entre Botafogo x Atlético-MG, no Nilton Santos - Vitor Silva/Botafogo
Valencia entrou no segundo tempo no duelo entre Botafogo x Atlético-MG, no Nilton Santos Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/09/2019 04h00

A vitória sobre o Atlético-MG, no último domingo, pode marcar um recomeço para o meia Leo Valencia no Botafogo. Sem muitas oportunidades neste ano, o jogador, que chegou a receber propostas na janela do meio do ano, entrou no segundo tempo e deu o passe para Alex Santana fazer o segundo gol no triunfo por 2 a 1. Agora, pode ser mais uma opção ao técnico Eduardo Barroca, que vem buscando soluções diante de um elenco enxuto.

No período em que esteve em campo contra o Galo, o jogador, que entrou aos 13 minutos da segunda etapa, teve 2,3% de posse de bola, deu uma assistência e fez 14 passes certos.

Considerando o desempenho do chileno e as constantes mudanças que Barroca vem realizando na equipe, o meia pode ganhar mais oportunidades a partir de agora, a uma rodada da conclusão do primeiro turno.

Nesta temporada, Valencia esteve em campo em apenas 12 oportunidades, somando 535 minutos. A última partida que havia disputado tinha sido no fim de julho, contra o próprio Atlético-MG, mas pelas oitavas de final da Sul-Americana. Na ocasião, também entrou no decorrer do segundo tempo.

Números distantes dos 49 jogos, 3699 minutos e cinco gols que somou em 2018, ou das 15 partidas e dos 799 minutos computados entre julho e dezembro de 2017, ano em que chegou a General Severiano.

Em agosto, o Colo-Colo, do Chile, país natal de Valencia, chegou a demonstrar interesse no meia. Botafogo indicou que não criaria obstáculos, mesmo tendo vínculo com o atleta até julho do ano que vem. Internamente, a transferência, inclusive, era vista com com bons olhos, uma vez que poderia ser um alívio na folha em meio à crise financeira.

Porém, essse salário foi considerado alto pela diretoria do clube chileno, e as negociações não foram à frente.

Assim, Valencia permaneceu no Alvinegro. Agora pode ganhar "mais rodagem" em um time que busca alternativas para o setor ofensivo.

"No segundo tempo, com mais espaço, conseguimos ser verticais e fazer o segundo gol. Hoje o resultado era muito importante, a gente vinha de uma sequência sem vencer. Por tudo o que estávamos passando, saio bastante satisfeito com o resultado", disse Barroca, após a partida no Nilton Santos.

Botafogo