Topo

Cruzeiro tenta evitar seu pior 1º turno pelo Brasileirão de pontos corridos

Flertando com a zona do rebaixamento, Cruzeiro luta para evitar sua pior campanha em um 1º turno de Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Flertando com a zona do rebaixamento, Cruzeiro luta para evitar sua pior campanha em um 1º turno de Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

13/09/2019 04h00

Pressionado por causa dos maus resultados durante toda a semana, o Cruzeiro tem outra marca negativa a evitar no jogo de amanhã contra o Palmeiras: evitar o pior rendimento em primeiro turno do Brasileirão desde que o campeonato passou a ser disputado em seu atual formato. Agora, é claro que a busca pelos três pontos é mais emergencial por sua luta contra o rebaixamento e pela esperança de que possa atenuar a crise que atravessa.

Até o momento, o Cruzeiro contabilizou apenas 18 pontos em 18 jogos. Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, com pontos corridos, a equipe somou pelo menos 19 pontos durante o turno. Isso aconteceu em 2016, quando também conviveu com a ameaça de rebaixamento. Por coincidência, Mano Menezes, hoje no Palmeiras, retornaria à Toca da Raposa naquela ocasião para sacudir a Toca da Raposa, fazer um segundo turno melhor e terminar o campeonato na 12ª colocação, com 51 pontos.

Mas vencer o Palmeiras dentro do Allianz Parque não será tarefa fácil para o técnico Rogéri Ceni. Primeiro porque o alviverde ainda não perdeu dentro de casa nesta competição. São seis vitórias e dois empates até o momento. Além disso, o Cruzeiro é o pior visitante. Ainda não ganhou longe de Belo Horizonte: são quatro empates e cinco derrotas. Se computada a edição passada do Brasileiro, o último triunfo fora de casa foi há mais de um ano, em junho de 2018, contra o Ceará no Castelão.

Se sair derrotado no sábado, o Cruzeiro já saberá que poderá voltar para a zona do rebaixamento ao fim da rodada. No domingo, o Fluminense recebe o Corinthians no estádio Mané Garrincha. Nesse cenário, um triunfo do Tricolor deixaria as duas equipes com o mesmo número de pontos, mas com o Flu levaria vantagem por causa do número de vitórias. A última vez que isso aconteceu foi há pouco mais de um mês, quando o Cruzeiro empatou com o Avaí, então lanterna do Brasileirão.