Topo

Inglês - 2019/2020

Arsenal busca empate e frustra Tottenham em 1º dérbi da temporada

Ian Kington/AFP
Imagem: Ian Kington/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/09/2019 14h23

Dos males, o menor. Diante de um Emirates Stadium lotado, o Arsenal se viu com uma desvantagem de dois gols pela frente, mas reagiu, dominou o segundo tempo e empatou por 2 a 2 o clássico de hoje (01) contra o Tottenham, válido pela quarta rodada do Campeonato Inglês. Eriksen e Kane anotaram para os visitantes, enquanto Lacazette e Aubameyang igualaram o marcador em Londres.

O resultado de igualdade fica longe de alterar a situação dos dois times neste início de temporada, mas deve ter reflexo no moral das equipes antes da pausa para a Data Fifa. O Arsenal, que buscou o resultado, chegou aos 7 pontos, cinco atrás do líder Liverpool. O Tottenham, ainda irregular, soma 5 pontos.

Depois do dérbi deste fim de semana, Arsenal e Tottenham contarão com um longo período de trabalho antes de retornarem aos gramados. Em virtude da Data Fifa na próxima semana, o time de Unai Emery joga somente no dia 15 contra o Watford, fora de casa. Os Spurs pegam o Crystal Palace no dia 14, em casa.

O conforto por jogar em casa permitiu ao Arsenal se comportar como time dominante no início do clássico. Intenso com marcação alta e trabalho de bola objetivo, o time de Unai Emery rapidamente acuou o Tottenham, mas falhava na criação final para confrontar o goleiro Lloris. Por outro lado, os Spurs, acuados, responderam da melhor forma possível.

Logo aos 10min, Son ganhou a disputa com David Luiz e arrancou em contra-ataque, servindo Lamela. O argentino chutou de direita e viu Leno espalmar nos pés de Eriksen, que aproveitou o rebote para abrir o marcador e mudar totalmente o panorama do clássico.

Tottenham gol - David Klein/Reuters - David Klein/Reuters
Tottenham abriu o placar no início e teve dois gols de vantagem sobre o arquirrival
Imagem: David Klein/Reuters

O Arsenal sentiu o gol e deu campo ao Tottenham, que investiu nos contra-ataques para ameaçar o gol rival. A defesa da equipe da casa deu espaços e perdeu o timing das disputas, o que se mostrou fatal. Aos 40min, Xhaka cometeu pênalti em Son. Harry Kane bateu firme e ampliou a vantagem.

O desastre para o Arsenal só não foi maior por conta de Lacazette. Aos 45min da primeira etapa, o atacante francês recebeu dentro da área, passou pela marcação e soltou um forte chute para balançar as redes do compatriota Lloris. O time da casa, enfim, respondia a eficiência do arquirrival.

Arsenal Aubameyang - Ben Stansall/AFP - Ben Stansall/AFP
Aubameyang abraça Guendouzi depois de decretar o empate no clássico de hoje
Imagem: Ben Stansall/AFP

O gol serviu para reabilitar o Arsenal moralmente. A segunda etapa apresentou um Arsenal com ligação rápida entre defesa e ataque e intensa movimentação. Dominante, o time da casa chegou ao empate aos 26min, quando Aubameyang desviou cruzamento de Guendouzi e igualou o marcador, decretando o empate no primeiro dérbi da temporada na Inglaterra..