UOL Esporte Futebol
 
21/09/2009 - 12h02

No Vitória, amadores são espelho para profissionais em torneios internacionais

Marcos Valença
Em Salvador
Sem disputar uma partida oficial fora do Brasil há quase 12 anos, o Vitória embarca nesta segunda-feira para Montevidéu, no Uruguai, onde enfrenta o River Plate-URU no dia seguinte, às 21h15, pela Copa Sul-Americana.

A última competição fora do Brasil disputada pelo time rubro-negro foi em 1997, quando o Vitória disputou a extinta Copa Conmebol. Na ocasião, a equipe baiana eliminou o Desportivo Luqueño, do Paraguai, mas acabou caindo diante do Lanús, da Argentina, e acabou a competição em quinto lugar.

Para tentar o primeiro título internacional como profissional, o Vitória pode buscar o caminho mais fácil para conquistar o título com sua própria divisão de base.

Enquanto os jogadores considerados da base se espelham no time profissional para chegarem ao time principal e conquistarem uma vaga no time do Vitória, os jogadores profissionais podem fazer o inverso para conquistar o primeiro título fora do Brasil.

Para se ter noção, a divisão de base do Vitória já conquistou 18 títulos internacionais, os dois últimos na atual temporada: o Torneio de Freiburg e o Torneio de Oberndorf, ambos na Alemanha.

Vale lembrar que o rubro-negro baiano já conquistou dois títulos em Torneios Amistosos fora do Brasil. O primeiro foi o Torneio Internacional Senegal-Brasil, em 1992, em Dakar, e a Copa Valladolid, em 1997, em Valladolid, na Espanha.

Ao todo, o Vitória já realizou sete excursões ao exterior em 26 países, jogou 56 partidas, com 27 vitórias, 15 empates e 14 derrotas, marcou 94 gols e sofreu 51, com um saldo positivo de 43.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host