Topo

Saque e Voleio

Djokovic dá bolada acidental em juíza e é desclassificado do US Open

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

06/09/2020 17h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Novak Djokovic havia acabado de ter seu serviço quebrado na partida contra o espanhol Pablo Carreño Busta e, com raiva, mandou a bola com força na direção do fundo de quadra (veja nos vídeos abaixo). A amarelinha acertou o rosto da juíza de linha, que foi ao chão imediatamente. A oficial foi atendida e saiu de quadra andando. Em seguida, a árbitra de cadeira descreveu a cena ao supervisor do torneio, que decidiu pela desclassificação imediata do número 1 do mundo. O espanhol, que liderava por 6/5 no primeiro set e sacaria para fechar a parcial, avançou às quartas de final do US Open.

Até pouco antes do incidente, Novak Djokovic vinha bem na partida. Ele teve uma chance de quebra no oitavo game e mais três (0/40) no décimo game, mas Carreño Busta se salvou com um tênis sólido e impecável sempre que precisou. Quando sacava em 5/5, contudo, Djokovic sofreu um tombo e foi receber atendimento médico imediatamente, queixando-se de dores no ombro esquerdo. O sérvio voltou ao jogo sacando em 0/30 e jogou três pontos tentando a definição rapidamente. Primeiro, jogou uma bola na rede. Dois pontos depois, teve seu saque quebrado. Foi neste momento que ele atirou a bola com força na direção do fundo de quadra.

Carreño Busta, atual número 27 do mundo, agora espera para conhecer seu próximo adversário, que sairá do jogo entre o belga David Goffin e o canadense Denis Shapovalov.

Nas oitavas de final, Djokovic era o único campeão de slam no currículo. Roger Federer, lesionado, e Rafael Nadal e Stan Wawrinka, preocupados com a pandemia, não foram a Nova York. Andy Murray foi eliminado na segunda rodada, e Marin Cilic, campeão do US Open em 2014, foi superado por Dominic Thiem na noite do último sábado.

Multa de US$ 250 mil

Depois da desclassificação, a organização do US Open informou que Djokovic foi multado no valor de todo o prêmio em dinheiro que receberia por avançar no torneio - US$ 250 mil. Ele também perde o direito de somar pontos por alcançar as oitavas de final e sai zerado de Nova York.

"De acordo com as regras gerais de torneios do grand slam, após suas ações de acertar intencionalmente uma bola perigosamente ou imprudentemente dentro de quadra ou acertar uma bola desconsiderando as consequências, o árbitro geral do US Open desclassificou Novak Djokovic do US Open de 2020. Por ter sido desclassificado, Djokovic perderá todos os pontos conquistados no US Open e será multado no valor do prêmio em dinheiro conquistado no torneio, além de quaisquer ou todas multas aplicadas com relação ao incidente", diz o comunicado.

Especialista explica a regra

A pedido do blog, um especialista em arbitragem que já passou por experiências semelhantes explicou como deve ser o procedimento em casos como o de Djokovic neste domingo: "É preciso levar em conta todas essas questões: causa, consequência, se machucou alguém ou não, se o atleta teve a intenção ou não de dar a bolada. Se houve uma consequência ruim, mesmo que ele não tenha a intenção, é um motivo para ele ser desclassificado. Se ele teve a intenção, mesmo que tenha errado a bolada, também seria suficiente para ser desclassificado. Se teve intenção, é fácil de entender que o atleta vai ser desclassificado. Se houve uma consequência ruim e machucou alguém... Mesmo sem a intenção, se ele foi imprudente e isso aconteceu, também é motivo de desclassificação. Tem que medir com calma. É por isso que é o supervisor que tem que tomar a decisão. É alguém que está fora do calor do momento, de cabeça fria."

Djokovic: 'Lição para meu crescimento'

Novak Djokovic deixou rapidamente o Estádio Arthur Ashe, sem participar da entrevista coletiva obrigatória, o que deve lhe render mais uma multa. Algumas horas depois, usou suas redes sociais para pedir desculpas e falar que precisa transformar o episódio deste domingo em uma lição para seu crescimento.

"Essa situação toda me deixou muito triste e vazio. Chequei a juíza de linha, e o torneio me disse que graças a Deus ela está se sentindo bem. Peço muitas desculpas por ter causado tanto estresse a ela. Muito sem intenção. Muito errado. Não vou revelar seu nome para respeitar sua privacidade. Sobre a desclassificação, preciso me voltar para dentro e trabalhar na minha decepção e transformar tudo isso em uma lição para meu crescimento e evolução como jogador e ser humano. Peço desculpas ao US Open e a todos associados ao torneio por meu comportamento. Sou muito grato ao meu time e à minha família por serem minha rocha de apoio e aos meus fãs por estarem sempre comigo. Obrigado e sinto muito", diz o texto acima.

Torne-se um apoiador do blog e tenha acesso a conteúdo exclusivo (posts, podcasts e newsletters semanais) e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.