Topo

Pole Position

Após chamado de Hamilton, pilotos da F1 quebram silêncio sobre racismo

Colunista do UOL

01/06/2020 06h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Único piloto negro do grid da Fórmula 1 e primeiro da história da categoria, o hexacampeão Lewis Hamilton intimou o mundo do automobilismo a se manifestar publicamente contra o racismo e gerou a reação de vários pilotos do grid.

Em meio a uma série de postagens a respeito das manifestações que estão sendo realizadas nos Estados Unidos depois de a polícia ter matado George Floyd durante uma abordagem em Minneapolis. Isso trouxe de volta o slogan #BlackLivesMatter (vidas negras importam, em inglês), que já tinha sido usado em casos parecidos, que têm se sucedido nos Estados Unidos. Junte-se a isso o fato dos afro-americanos serem a etnia mais afetada pelo coronavírus e serem os mais suscetíveis a perder empregos em meio à pandemia, e a morte de Floyd se tornou um grande movimento, com protestos inclusive fora do país.

No mundo do automobilismo, contudo, foi necessário que Hamilton se pronunciasse de maneira bastante dura para que outros pilotos publicassem mensagens de apoio ao movimento. "Eu vejo vocês que estão em silêncio, algumas das maiores estrelas, que, mesmo assim, ficam em silêncio em meio à injustiça", disse Hamilton. "Nenhum sinal de ninguém da minha indústria que, logicamente, é um esporte dominado por brancos. Eu sou um dos poucos pilotos negros lá, mas mesmo assim eu me levanto sozinho".

"Eu achava que agora, após ver o que está acontecendo que vocês diriam algo sobre isso, mas vocês não nos apoiam. Saibam que eu sei quem vocês são e eu vejo o que vocês fazem".

A reação foi imediata. Lando Norris, Daniel Ricciardo, Charles Leclerc, George Russell, Nicholas Latifi, Sergio Perez e Carlos Sainz publicaram mensagens de apoio. "Para ser totalmente honesto, me senti meio deslocado e pouco confortável para dividir o que pensava sobre isso nas mídias sociais", reconheceu Leclerc. "É por isso que não me expressei antes. E estava completamente errado. Ainda tenho dificuldades para encontrar palavras para descrever a atrocidade de alguns vídeos que vi na internet. É preciso que racismo seja recebido com ações e não silêncio."

Daniel Ricciardo foi outro que reagiu após o 'chamado' de Hamilton. "Agora, mais do que nunca, precisamos estar unidos. Racismo é tóxico e precisa encontrar ações e não silêncio. Precisamos de unidade de ações. Precisamos ser "nós", ser pessoas melhores."

Recentemente contratado pela Ferrari, o espanhol Carlos Sainz lembrou que o automobilismo "é um esporte global que envolve profissionais e torcedores de todas as partes do mundo. Trabalhamos juntos e com muita harmonia para entreter a todos e espalhar uma mensagem de fair play e unidade. Condeno todo tipo de racismo e todo tipo de injustiça."

A diversidade no automobilismo tem sido uma bandeira levantada fortemente por Lewis Hamilton especialmente no último ano. O inglês tem cobrado da federação internacional que sejam criadas plataformas para garantir que o esporte seja mais inclusivo.