Topo

Torcedores editam Wikipédia: "Giannis está no bolso de Caboclo e Garcia"

Torcedores editam página de Giannis Antetokounmpo na Wikipédia - reprodução/Wikipédia
Torcedores editam página de Giannis Antetokounmpo na Wikipédia Imagem: reprodução/Wikipédia

Do UOL, em São Paulo

03/09/2019 20h17

Torcedores brasileiros editaram a página do astro Giannis Antetokounmpo na Wikipédia e publicaram que o jogador grego está "no bolso de Bruno Caboclo e Alex Garcia". Este é um sinal de empolgação após a vitória do Brasil sobre a Grécia hoje (3), pela manhã, por 79 a 78, na Copa do Mundo de Basquete.

Às 14h03 (de Brasília, que corresponde a 17h03 no UTC), um internauta escreveu que o atual clube de Giannis é o "Bolso do Bruno Caboclo" e que, atualmente, ele "se encontra no bolso de Bruno Caboclo e de Alex Garcia. Como a Wikipédia pede para os internautas explicarem cada mudança nos artigos, o torcedor apenas justificou que tinha "atualizado alguns dados" sobre o atleta.

Posteriormente, às 15h17 de hoje, um usuário mais sério da enciclopédia online removeu os trechos em questão e sinalizou a atualização como uma "retirada de piada". Mas isso não impediu outro internauta de aparecer às 15h21 para publicar que Antetokounmpo "tomou um ferro do Brasil, especialmente do Bruno Caboclo e do Anderson Varejão".

giannis wiki - reprodução/Wikipédia - reprodução/Wikipédia
Imagem: reprodução/Wikipédia

A mudança foi revertida, mas a página só ficou intacta por mais duas horas: às 17h32, o "clube atual" de Giannis voltou a ser o "Bolso do Bruno Caboclo". Esta brincadeira foi removida no minuto seguinte e classificada pelo editor como "vandalismo".

Às 17h40, uma nova atualização foi feita: "Giannis Antetokounmpo é um basquetebolista profissional que se encontra no bolso de Bruno Caboclo e Alex Garcia devido à derrota contra o Brasil na Copa do Mundo". A frase foi novamente deletada, mas ainda é cedo para dizer se a "guerra virtual" entre torcedores e editores da Wikipédia chegou ao fim.

Giannis Antetokounmpo sofre marcação de Bruno Caboclo em Brasil x Grécia - WANG Zhao / AFP - WANG Zhao / AFP
Giannis Antetokounmpo sofre marcação de Bruno Caboclo em Brasil x Grécia
Imagem: WANG Zhao / AFP