Inovação ou traição

Entenda o que é a Superliga da Europa e a polêmica em torno dela

Por Arthur Sandes

O que é a Superliga?

É uma liga que pretende reunir os times mais poderosos da Europa, que nela se enfrentarão com mais frequência do que acontece atualmente. A garantia de ?jogos grandes? pode atrair muito dinheiro em direitos de transmissão e patrocínios.
Nicolò Campo/LightRocket via Getty Images

Quais são os times?

Os 12 clubes fundadores são Arsenal, Atlético de Madri, Barcelona, Chelsea, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan, Real Madrid e Tottenham. Destes, Chelsea e City já anunciaram desistência.
Visionhaus

Outros times podem jogar?

A proposta é que sejam 15 clubes fixos jogando a Superliga todo ano --portanto resta anunciar mais três deles. Além disso, outros cinco times poderiam disputar a competição a partir das cinco principais ligas nacionais, mas os critérios não foram divulgados.
Marc Atkins/Getty Images

Como é o regulamento?

Os 20 times serão divididos em dois grupos de dez cada, com jogos de ida e volta dentro dos grupos. Depois disso, os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final e o mata-mata. Estes jogos decisivos devem ser disputados em um único mês, no final da temporada.
Paul ELLIS / AFP

Parece a Liga dos Campeões?

Sim e não. Só joga a Liga dos Campeões quem se classifica via campeonatos nacionais, enquanto os 15 clubes fixos não correm qualquer risco de não participar da Superliga. Mesmo que tenham uma campanha horrível, estão confirmados no próximo ano. Desta forma têm exposição e receitas garantidas, privilégio do qual atualmente nenhum clube desfruta.
Harold Cunningham/Getty Images

É tudo sobre dinheiro?

Em resumo, sim. Os clubes estimam dividir até 3,5 bilhões de euros (mais de R$ 23 bi) só por viabilizar a fundação da Superliga. Além disso os 12 fundadores acreditam que os direitos de transmissão e acordos comerciais podem render outros bilhões.
Charlotte Tattersall/Getty Images

Mas qual é o problema?

Ao fechar seus contratos bilionários, a Superliga diminuiria o valor da Liga dos Campeões e das ligas nacionais. Na prática, os recursos que hoje são divididos também com times menores passariam a ser concentrados nas mãos dos 15 gigantes.
Mike Hewitt/Getty Images

Reação de torcedores e UEFA

Torcedores têm protestado contra a Superliga, argumentando que esta ignora a principal razão da simples existência do futebol: os fãs (e não o dinheiro dos donos dos clubes). UEFA e demais entidades prometem excluir das ligas nacionais e da Champions quem aceitar jogar a Superliga.
Zac Goodwin/PA Images via Getty Images

Recuo

Diante da reação negativa, o Manchester City decidiu desistir da Superliga. Torcedores do Chelsea também chegaram a comemorar notícias de que o clube estaria repensando sua participação.
Reprodução/YouTube

Onde isso vai parar?

Ninguém sabe ainda. Sempre houve disputa por mais dinheiro entre times, federações e UEFA, mas desta vez um torneio paralelo deixou de ser ameaça e foi de fato anunciado. A Superliga pretende começar em agosto, mas até lá muita coisa vai acontecer.
Charlotte Tattersall/Getty Images
Publicado em 21 de abril de 2021.