De saída

Como Tiago Leifert mudou o jeito da Globo de cobrir esporte

Tiago Leifert anunciou nesta quinta-feira (9) que está de saída da Globo, onde, recentemente, comandou atrações de peso como o BBB, o Domingão e o The Voice. Mas antes de ser astro do entretenimento, ele foi a figura principal em uma mudança no jeito da emissora cobrir e encarar o esporte
Reprodução/TV Globo

Um novo Globo Esporte

Leifert assumiu o comando do Globo Esporte SP em 2009, com a missão de revigorar um programa que vinha perdendo audiência. Ele logo mudou completamente a forma e o conteúdo da atração, focando em linguagem leve, visual descontraído, pautas bem-humoradas e brincadeiras. A meta era se reaproximar do público.
Reprodução

"Esporte não é sério"

A principal mudança com Leifert foi justamente borrar de vez a linha entre esporte e entretenimento. O apresentador sempre deixou clara sua visão de que o jornalismo esportivo não pode levar seu assunto tão a sério, e que o principal objetivo deve ser divertir o espectador.
Reprodução

Eu não levo nem nunca vou levar esporte a sério. Quem leva (tipo alguns babacas na minha TL) não entende o que é esporte"

Tiago Leifert
Reprodução/Instagram @tiagoleifert

O sucesso da "leifertização"

Não é exagero dizer que a proposta de Leifert foi um tremendo sucesso. Os índices de audiência subiram, o programa viu sua relevância crescer de novo e seu público rejuvenesceu. A "leifertização" do jornalismo esportivo da Globo criou raízes que duram até hoje, com a cara que ele implantou no GE presente em várias atrações e até seguida por outros canais.
Globo/João Cotta

O salto para o entretenimento

Depois de seis anos e meio à frente do Globo Esporte SP, Leifert anunciou sua saída em 2015 e migrou de vez para o entretenimento da Globo, onde sua carreira decolou ainda mais. Na despedida, chorou ao vivo e passou o comando do programa para Ivan Moré.
Reprodução/TV Globo

Os eSports, uma paixão

O último projeto esportivo de Leifert na Globo foi o Zero1, um programa autoral e focado em cultura geek e eSports -- uma paixão confessa do apresentador. A atração passava, inicialmente, após o Altas Horas e depois virou um quadro no Esporte Espetacular.
Caiuá Franco/Divulgação/TV Globo

Batalhei muito para abrir espaço aos games e eSports. Encontrei vários colegas com a mesma missão. O Globo Esporte São Paulo falava de games. O Zero1 foi um passo gigante"

Tiago Leifert
Globo/João Miguel Júnior

E agora?

Depois de marcar de forma definitiva o jornalismo esportivo da Globo e se consolidar como astro da TV no entretenimento da emissora, Leifert se despedirá do canal em dezembro. "Momento de encarar o mundo", escreveu o apresentador no Instagram. O que vem por aí?
Reprodução / Internet
Publicado em 09 de setembro de 2021.