Topo

Cezar rejeita desistir, põe Haddad na extrema esquerda e quer rever pedágio

Colaboração para o UOL

03/05/2022 16h30Atualizada em 03/05/2022 17h43

Prefeito por dois mandatos em Santana de Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo, e ex-vereador, Elvis Cezar (PDT) disse que não há chance de não ser candidato ao governo do São Paulo, chamou Fernando Haddad (PT) de extrema esquerda e prometeu auditar pedágios.

A sabatina UOL/Folha foi feita pelo apresentador Diego Sarza, pelo colunista do UOL Leonardo Sakamoto e pela repórter da Folha Carolina Linhares.

Questionado sobre o atual cenário político, em que lhe faltam alianças, o pré-candidato revelou conversas para montar um bloco, assegurando que não desistirá da candidatura própria.

"Estamos conversando com vários outros candidatos e dialogando no propósito de se unirem a nós para montarmos um bloco, para chegar ao segundo turno e ganhar o governo do estado de São Paulo."

Ex-tucano, o pré-candidato do PDT disse que "40% dos eleitores estão sem definição de voto para governador". Ele também colocou o candidato petista e Tarcísio Gomes (Republicanos) em espectro político de posições extremas: "São as que eles estão hoje".

Sobre as promessas de governo, Elvis afirmou que vai determinar auditoria de todas as praças de pedágio no primeiro dia de mandato.

"A tarifa de pedágio nos gera indignação. É um bloqueio de desenvolvimento econômico. Vamos auditar o custo benefício. É impossível a retomada da economia com o valor da tarifa de pedágio", afirmou.

O pedetista também prometeu um "programa para tirar 200 mil famílias da linha da miséria em 90 dias, colocando em frente de trabalho em equipamentos do estado".

Sobre o uso de câmeras na farda de policiais por 12 horas, Cezar avaliou como "desumano", embora tenha elogiado a diminuição das mortes. "Temos de achar junto com a corporação uma solução técnica melhor para adequar essa situação."

Ex-tucano, Elvis Cezar criticou o PSDB e afirmou que João Doria "se afastou da população". "Isso repercutiu numa sensação muito desfavorável no estado de São Paulo, e a continuidade desse governo tem percebido essa situação."

Questionado sobre a mudança de partido do pré-candidato, Elvis reclama de falta de espaço.

"Passei boa parte da minha trajetória política no PSDB, porém, no último governo [...] eu pouco fui ouvido. Não tive oportunidade de ser ouvido no PSDB, portanto, recebi convite do PDT, quando verifiquei que os pilares do PDT são tudo que ratifiquei ao longo de minha gestão."

Elvis também respondeu sobre formas de solucionar a questão da cracolândia: "As operações têm que ser de imersão de políticas públicas conjuntas, assistência social, saúde e desenvolvimento econômico. Por último, as operações policiais."

Calendário das sabatinas em SP

  • Rodrigo Garcia (PSDB) - 04/05 - 10h
  • Vinicius Poit (Novo) - 04/05 - 16h
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 05/05 - 10h
  • Gabriel Colombo (PCB) - 05/05 - 16h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h

O que diz a pesquisa Datafolha

O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a intenção de votos, com 29%. Em segundo lugar, está o ex-governador Márcio França (PSB), com 20%.

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), têm um empate técnico, com 10% e 6%, respectivamente.

Vinicius Poit (Novo) e Felicio Ramuth (PSD) têm 2% cada um. Abraham Weintraub (PMB) apresenta 1%, assim como Altino Junior (PSTU). Cezar não aparece na lista dos nomes perguntados pelo instituto.

O instituto ouviu presencialmente 1.806 eleitores de 62 cidades paulistas entre 5 e 6 de abril, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento tem índice de confiança de 95% e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-03189/2022.