Topo

Homem de 102 anos renova CNH para seguir dirigindo seu VW Santana

Antônio Genez Parize, de 102 anos, renovou a CNH para seguir dirigindo seu amado VW Santana cor-de-vinho em Avaré (SP) - Divulgação/Detran
Antônio Genez Parize, de 102 anos, renovou a CNH para seguir dirigindo seu amado VW Santana cor-de-vinho em Avaré (SP) Imagem: Divulgação/Detran

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2021 11h13Atualizada em 18/05/2021 17h31

Antônio Genez Parize mostrou toda a paixão que sente por dirigir. O homem de 102 anos, morador de Avaré, no interior de São Paulo, renovou sua CNH por mais um ano, só para poder dar uma volta em seu Volkswagen Santana vinho.

Ele, que possui também habilitação para dirigir motos, tirou sua primeira carteira aos 47 anos e não pretende parar de dirigir. "O carro é o xodó dele", diz Maria Lúcia Soares da Silva, cuidadora dele. O aposentado usa seu veículo para ir à academia e ao mercado.

Entretanto, segundo o Detran, o laudo médico permite que Antônio dirija, mas nunca em rodovias ou outras vias de trânsito rápido.

Centenário exibe orgulhoso a habilitação recentemente renovada; ele pode dirigir por mais 1 ano, ao menos - Divulgação - Divulgação
Centenário exibe orgulhoso a habilitação recentemente renovada; ele pode dirigir por mais 1 ano, ao menos
Imagem: Divulgação

Por conta da idade, ele também não pode encostar no volante após o anoitecer.

O Detran também destaca que motoristas de idade avançada devem realizar exames médicos anuais e estão sujeito a uma série de restrições para dirigir.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.