Topo

Coronavírus terá impacto no projeto dos carros no futuro, dizem montadoras

Mercedes-AMG GT Concept - Newspress
Mercedes-AMG GT Concept Imagem: Newspress

Do UOL

Em São Paulo (SP)

03/05/2020 04h00

De acordo com representantes seniores de montadoras, o coronavírus terá um impacto em como os carros serão projetados no futuro. Segundo eles, os interiores dos automóveis deverão passar por alterações.

As fabricantes prometem investir em cabines mais modernas, com sistemas avançados de filtragem de ar, como já fez a Jaguar Land Rover - que vem experimentando o uso de luz ultravioleta para impedir a propagação de bactérias e vírus no sistema de controle climático dos carros.

"A pandemia mudará nossa percepção de como experimentaremos segurança e luxo no futuro", disse o diretor de design da Daimler, Gorden Wagener, à Bloomberg. Felix Kilbertus, da Rolls-Royce, concordou: "o futuro, mais do que nunca, será sobre a liberdade de ir a lugares com segurança, e esses carros serão mais do que nunca importantes falando de interior".

Wagemer ainda disse que a Mercedes cogita até mesmo melhorar o ar em volta do veículo. "Estamos trabalhando na ideia de que o carro pode realmente tirar coisas ruins do ar e quase limpar o ar", disse sem detalhar muito o projeto.

No entanto a busca pela segurança não deve parar por aí. Alarmes e sensores de movimento devem se tornar mais avançados, como o Sentry Mode da Tesla - que possui câmeras e sensores de aproximação.